Seminário VIII: Séries animadas de comédia



Universidade Federal Fluminense
Instituto de Artes e Comunicação Social
Cinema e Audiovisual
Professor: Felipe Muanis
Alunos: Bruno Teodoro e Victor Guebel





Este formato de programa tem como origem e inspiração os curtas metragens de animação produzidos para cinema, como os Silly Symphonies dos estúdios Disney e os Merrie Melodies da Warner Bros. e principalmente dos desenhos de personagens patenteados como a Betty Boop e o Gato Félix e, posteriormente, Mickey, Donald e companhia, fora os Looney Tunes que já apareciam nas Merrie Melodies.

Inicialmente, a programação de animação dos canais televisivos consistia primariamente de retransmissões de animações feitas para cinema. Ainda em meados dos anos 50 houve um notório crescimento dos estúdios que produziam desenhos animados para TV, que contavam com profissionais que tinham experiência no seguimento das animações cinematográficas, como é, por exemplo, o caso da gênese do estúdio Hanna Barbera, fundado por animadores vindos do Metro-Goldwyn-Mayer Cartoon Studio. Não por acaso, as primeiras animações televisivas nos anos 40 e 50 tinham muitas características semelhantes às cinematográficas: episódios independentes, com personagens pontuais, na maioria das vezes, animais antropomorfizados, como por exemplo o Pica-pau, duração entre 5 e 7 minutos e ter como principal forma de humor o slapstick (quando se utiliza o corpo para se fazer humor de maneira estabanada, como tombos, trombadas ou pancadas).

Ao longo do tempo, novos estúdios e novas animações foram surgindo. O estúdio Hanna Barbera, que produziu vários clássicos desse formato como “Corrida Maluca” e “Pepe Legal”, deu origem também ao Cartoon Network, que seria um dos maiores responsáveis pela produção moderna neste segmento com animações como “O Laboratório de Dexter”, “Johnny Bravo” e “As Meninas Super Poderosas”. Atualmente, os desenhos possuem uma duração média de 8 a 12 minutos, com um público-alvo pairando entre 6 e 12 anos, por ainda haver uma certa variedade de abordagens, algumas mais infantis e outras um pouco mais neutras, sem chegar a serem maduras o suficiente para fazer com que deixem de ser considerados programas infanto-juvenis. Normalmente são exibidos em sequência, alternando entre segmentos de vários desenhos diferentes um após o outro, como o Cartoon Cartoons e o Ha Ha Ha do Cartoon Network e o Nicktoons da Nickelodeon, ou então são exibidos dois segmentos do mesmo desenho que, somados aos comerciais, totalizam um programa de meia hora.

Atualmente tem sido bastante recorrente o uso do humor surreal nas animações, a utilização de coisas absurdas acontecendo como a inserção de elementos live action sem maiores justificativas, além de outros acontecimentos bizarros como viagens no tempo, aparecimento de entidades cósmicas e sobrenaturais como o “Guardião da Friendzone” ou o “Mestre dos Trotes” em “Apenas um Show”. Outra característica é a utilização da paródia, seja de outras séries ou até mesmo de filmes, fazendo referências a cultura pop como o episódio de “Bob Esponja” em que aparece o personagem Nosferatu, do filme alemão homônimo.

No Brasil, existe produção nesse formato, principalmente com a recente lei que impõe que os canais de TV fechada possuam programação nacional em sua grade. O próprio Cartoon Network possui um segmento chamado “Brasuca”, que é semelhante ao “Cartoon Cartoons”, porém conta exclusivamente com produções brasileiras, como “Sítio do Pica-pau Amarelo” e “Turma da Mônica”. Outras produções do Brasil no formato incluem “Anabel” e “Irmão do Jorel”.

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