Seminário X: Talk Show



Universidade Federal Fluminense
Instituto de Artes e Comunicação Social
Cinema e Audiovisual
Professor: Felipe Muanis
Alunos: Carlos Renato, Marina Freitag, Marcelo Moura





Talk show ou Chat Show, como é conhecido no Reino Unido, consiste num programa televisivo ou radialístico onde um grupo de pessoas ou uma pessoa se junta para discutir assuntos variados que são sugeridos e/ou moderados por um ou mais apresentadores do programa. Este gênero tem suas origens remotas na era do rádio pela década de 1930 e, apenas em 1951, se finda pela primeira vez na televisão por Joe Franklin, uma personalidade famosa do rádio e da televisão nos EUA, na emissora americana WJC-TV (atual, WABC-TV). Em 1954, surge “The Tonight Show” na NBC, o talk show mais longo na ativa e sendo apresentado atualmente pelo comediante Jimmy Fallon.

A grade televisiva de qualquer país do mundo segue um cronograma de divisão do dia que, apesar de variar na precisão de minutos e horas de turnos em turnos, o fundamento continua o mesmo e basicamente designa os tipos de programas que você pode encontrar em determinado horário do dia.

Com base nisso, os talk shows mudam de assunto e formato ao longo do dia e podem se enquadrar nos subgêneros comumente conhecidos como: Breakfast Chat (misto de noticiário e assuntos políticos, entrevistas, celebridades, apresentações musicais), Late Morning Chat (com dois ou mais apresentadores, é focado em discussões a respeito de estilo de vida e entretenimento), Daytime Talk Shows (um apresentador – host – e uma plateia em que um ou mais convidados interagem e abrangem assuntos diversos desde entretenimento a assuntos políticos que condizem com as limitações da classificação do horário) , Lifestyle (programas focados em autoajuda onde especialistas convidados e pessoas com problemas diversos podem retirar conclusões acerca de hábitos da vida através das discussões mediadas por um apresentador ou um grupo deles) , Late Night Talk Shows (focados em entrevistas com celebridades a respeito de assuntos privados e professionais para promover seus projetos mais recentes ao público), Sunday talk (aos domingos e focados em discussões políticas mais profundas).

THE TONIGHT SHOW STARRING JIMMY FALLON

“The Tonight Show”, como já mencionado, é o talk show mais antigo da história da TV ainda ativo. Está no seu sétimo apresentador, o comediante Jimmy Fallon. Encaixa-se muito bem nos moldes de Late Night Talk Show.

É um programa de variedades e entrevistas, com um peso de comédia bem significativo. É famoso principalmente pelos seus quadros divertidos, a maioria das vezes alguma espécie de interação entre o apresentador e os entrevistados. Em alguns momentos durante o ano existem quadros interativos com a platéia, mas normalmente não.

A audiência dos Late Night Shows nos EUA é muito alta, por isso existem diversos programas concorrentes, que passam em diferentes canais, diariamente, no último horário da noite. The Tonight Show vai ao ar as 23h35. Ao redor do mundo este formato é até bem difundido, mas normalmente são programas semanais.

O programa estrutura-se mais ou menos dessa forma: primeiramente um monólogo de Jimmy Fallon (o apresentador cita pequenos assuntos variados e faz piadas), seguido por esquetes/jogos cômicos, concluindo com a entrevista com o convidado e uma atração musical. Possui acompanhamento de narrador e de banda. A entrevista normalmente é bem curta e sobre assuntos variados. O programa é direcionado para o público jovem-adulto e adulto, de ambos os gêneros e tem duração de 45min a 1h, contando os intervalos.

ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES

É um programa diário, com duração de 80 min já com os intervalos. Passa de 10h45 até 12h, ao vivo. Independente do horário, não se encaixa perfeitamente na definição de Late Morning Chat, mas sim numa junção de praticamente todos os talk shows diurnos. O público é variado.

É um programa de variedades, que não se define a partir do convidado da vez, mas do tema do dia. Ou seja, todos os convidados, todos os blocos e toda a platéia que poderá vir a interagir serão guiados pelo assunto do momento.

Recebe como convidados tanto celebridades quanto pessoas desconhecidas, como, por exemplo, profissionais de uma determinada área que podem contribuir numa discussão específica. Todos os convidados são dispostos num mesmo sofá e interagem em um “bate papo”. Não há momento de entrevistas individuais, no máximo algumas poucas perguntas exclusivas direcionadas a apenas um dos presentes, mas com todos ainda sentados em conjunto. A platéia é participativa, tanto em quadros e atividades diferenciados como, principalmente, nas discussões.

Diferentemente dos Late Night Shows, os programas diurnos não tem nenhuma intenção humorística. “Encontro” possui características jornalísticas e de discussões que interfiram na vida e bem estar das pessoas. É trazer a informação para o público, de uma forma mais descontraída, inserindo as notícias nos programas de variedades.

Para isso, o programa conta com colaboradores fixos - um jornalista, um comediante e um músico. Além deste jornalista, famosos âncoras de diferentes jornais também contribuem com chamadas para notícias em destaque. A própria apresentadora, Fátima Bernardes, talvez pelo seu passado jornalístico, talvez apenas pela sua personalidade, assume uma postura questionadora, séria e muitas vezes incisiva quando interage com seus convidados.

Especificamente nas sextas-feiras o programa é alterado. O tema deste dia é sempre musical, com a presença de diversas atrações e pessoas do meio em geral, falando sobre algum estilo de música.

ESQUENTA, COM REGINA CASÉ
Pensado inicialmente para ser um programa espcial de carnaval, Esquenta fez sucesso e logo recebeu uma temporada, e hoje já está em sua quarta. É um programa voltado para as classes de

baixa renda, moradoras de bairros de periferia, e apresentado por Regina Casé. Cabe lembrar que a periferia representada é principalmente carioca.

Pelo seu roteiro já passaram nomes como Fábio Porchat, Alberto Renault e Hermano Vianna. Este último, antropólogo e pesquisador, trabalha no programa até hoje e é referência pelos seus Central da Periferia, Brasil Legal e Na Geral.

O cenário do programa foi pensado inicialmente por Gringo Cardia. Em sua primeira temporada, o cenário possuía vários níveis, por onde Regina andava para falar com os convidados. No decorrer das temporadas, diversas mudanças são feitas, mantendo sempre as cores fortes. Na segunda, ele se torna mais plano e, a partir da terceira, torna-se temático, incorporando cada vez mais inovações tecnológicas recentes na quarta temporada.

Alguns convidados são fixos desde a primeira temporada, como Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy. Outros foram sendo incorporados ao elenco, como Preta Gil e Carolina Dickmann, dando espaço também a celebridades de youtube da periferia, como Luane.

Embora atualmente cada episódio tenha um tema que influencia no roteiro, no figurino e no cenário do programa, ele possui quadros fixos, que incentivam a interação entre os convidados e o público. Casé também chama frequentemente algum espectador para o palco principal, seja para interagir com um convidado ou para conversar sobre algum assunto trivial.

PROGRAMA DA HEBE

Hebe Carmargo possui um programa de entrevistas desde os anos 1960 e desde então ela passou por diversos canais, tendo sua fase mais duradoura no SBT. O Programa da Hebe recebia convidados bastante diversos, que participavam de entrevistas individuais e/ou de debates com os demais, mediados pela apresentadora. Hebe tornou-se um ícone da televisão brasileira com o seu carisma e popularizou bordões.

O cenário era semelhante a uma sala de estar de uma família de classe média alta. A apresentadora também sempre se vestiu com muitas joias e brilho e se portava com muita polidez. Ela festeja e reforça a instituição familiar.

As entrevistas e os debates são pausados, geralmente por uma apresentação musical ou para a propaganda de um produto. Já passaram pelo seu palco atrações internacionais como Thalia, que foi ao programa mais de uma vez.

Os assuntos debatidos são diversos, mas nunca saindo de uma zona de conforto esperada pela sociedade. Apesar disso, fofocas são contadas e intimidades de convidados são reveladas.

SUPERPOP

Superpop é um programa da RedeTV! apresentado atualmente pela Luciana Jimenez e que vai ao ar às Segundas e Quartas a partir das 22h30m e tem duração normal de noventa minutos. É conhecido por ser um talk show sensacionalista e se especializar na promoção de entrevistas emblemáticas a respeito de assuntos polêmicos ao público em que são convidados personalidades famosas e/ou anônimas que tenham relação com o assunto tratado para a discussão dele. Teve seu início em 1999 com a apresentadora Adriane Galisteu e, a partir de 2001 Jimenez foi escolhida para entrar no lugar da antiga apresentadora. O programa costumava ir ao ar de Segunda a Sexta, mas à medida que novos programas da emissora em horário nobre surgiam, foi remanejado para o quadro atual.

Focado em assuntos variados em cada episódio, o Superpop, apesar de apresentar quadros e abrir para discussões que podem envolver tanto convidados quanto a plateia e enquetes nas ruas, destrincha um único assunto por vários pontos de vista diferentes durante os noventa minutos do programa, mas sempre, por intermédio da apresentadora, a tendenciar para o lado polêmico. De acordo com a especificidade do material a ser tratado a disposição dos convidados bem como das poltronas onde eles sentarão se adequará à necessidade da discussão, podendo ser um sofá longo e confortável que separe a apresentadora e os especialistas do assunto dos convidados a serem analisados – cada um numa ponta diferente – ou até mesmo serem cadeiras diferentes em que cada um sentará individualmente – tratando todos numa balança de igualdade – e estando a Luciana Jimenez no meio e de frente para os convidados.

Com a popularidade do programa, é um dos mais cogitados da RedeTV! no quesito propagandas e elas refletem muito a relação das empresas com o público alvo do horário, normalmente franquias de lojas e empresas de produtos que precisam de um incentivo de demanda para crescerem e buscam especificar a qualidade e o preço baixo do que cada um comercializa. Apresentam-se nos formatos tradicionais de chamadas e/ou com dinâmicas de jogos interativos com a plateia.

ELLEN DEGENERES SHOW

Ellen DeGeneres Show é um programa produzido pela Telepictures em encomenda pela NBCUniversal e apresentado pela comediante que dá nome ao show. Foi lançado em 8 de setembro de 2003 e, com o crescimento do programa e o sucesso dele, obtém uma média de três milhões de espectadores por episódio – um sucesso de audiência para o horário do programa,

localizado no fim do período de Daytime –. O talk show vai ao ar de Segunda a Sexta às 16h:00m. No Brasil, o programa foi inicialmente transmitido pela Warner em 2008, mas foi descontinuado pela emissora e, desde 2011, pode ser encontrada na grade da GNT.

O programa é uma mistura de entrevistas com assuntos que variam desde do mundo musical e do entretenimento televisivo e cinematográfico a casos específicos de pessoas anônimas que podem se encontrar representadas no programa e serem entrevistadas no mesmo nível de importância que grandes celebridades – muitas delas são simplesmente levadas ao programa para terem a chance de conhecer seus ídolos –. Busca realçar o estilo de vida americano e normalmente seus entrevistados mais famosos vão ao programa como forma de divulgação de seus trabalhos mais recentes e, portanto, utilizando-se do programa como um espaço para marketing. Além da promoção desses conteúdos, a propaganda tradicional também encontra espaço durante o tempo de exibição do episódio – a exemplos de produtos de beleza e até mesmo aplicativos mobile – e são apresentadas em situações diferentes e cômicas. Ellen também usa o espaço para divulgar negativamente aquilo que ela acha ser retrógrado dentro do mundo de consumo, por exemplo, o caso da linha de canetas Bic direcionadas para o público feminino.

O talk show é iniciado sempre pela famosa dancinha da Ellen que interage com a plateia e acabou tornando sua marca registrada. Os quadros variam conforme os dias da semana e são muito ligados ao meio virtual – Ellen se vangloria de ter “quebrado” o twitter durante sua performance como anfitriã da cerimônia do óscar de 2014 – e a interação que se promove através dele, um simples quiz de internet pode ter espaço em algum momento do programa. A fama do programa cresceu tanto nos últimos anos que foi necessário a criação de uma sala fora do estúdio, “The Riff Raff Room”, onde as pessoas que não conseguiram fazer parte da plateia podem assistir ao programa – normalmente elas são referenciadas ao longo do show e apresentadas de vez em quando pela câmera -. Durante os “Twelve Days of Giveaways”, cada membro da plateia ganha mil dólares por episódio.

Comentários