Seminário de Formato: Euro-vision

Universidade Federal Fluminense
Instituto de Artes e Comunicação Social
Cinema e Audiovisual
Professor: Felipe Muanis
Alunos: Daniela Araujo e Eduarda Colombiano





O que é?

     É um concurso anual de canções transmitido pela televisão com participantes de diversos países cuja televisão nacional transmissora é membro do European Broadcasting Union (União Europeia de Rádiodifusão). Foi criado em 1956 como uma forma de "unir" as nações da EBU depois da devastação da segunda guerra mundial . A ideia era reunir os países da Europa em volta de um programa leve de entretenimento. É um dos programas que está há mais tempo no ar na história. O concurso é transmitido na televisão e rádio por toda a Europa. Recentemente, a transmissão foi ampliada a outros países não europeus por meio dos canais internacionais de seus membros. Também pode ser acompanhada na Internet pelo site Oficial Eurovision.tv ou pelo YouTube.
      A maior parte da organização fica nas mãos do host Broadcaster do evento. A  European Broadcasting Union (EBU) apoia o host Broadcaster e é a ligação com os participantes. O EBU e seus parceiros também tomam conta da marca, atividades de marketing internacional, gestão de direitos, comunicações gerais, sites oficiais e outras coisas.


Quem pode participar?

    Qualquer membro da EBU pode participar do concurso, mesmo que não seja um país europeu. Isto inclui países africanos e asiáticos tais como Israel e Marrocos, que já participaram do concurso. O Líbano tentou participar em 2005, mas pelas leis locais teria que cortar a transmissão da participação israelense.

     A Austrália foi convidada a participar da edição de 60 anos em 2015 devido ao sucesso do programa no país. Nos anos anteriores, na Austrália acontecia uma votação independente no país, que não contava nos votos oficiais da Eurovision.

Quando acontece?

As seleções ocorrem geralmente em Março. A semi final 1 e 2 são divididas em dois programas que passam na semana que vai ser transmitida a final, que acontece em algum sábado no mês de Maio. E, 2015 a semi final 1 aconteceu dia 19 de Maio, a Semi Final 2 aconteceu dia 21 e a Final dia 23 de maio.
    O país vencedor ganha o direito de sediar a competição no ano seguinte.  Esse ano aconteceu em Viena, Áustria. Em 2016 será sediado na Suécia.


Como Funciona o Processo Seletivo?

   Todas as inscrições e cantores são escolhidos pelos Broadcasters participantes. No Eurovision Song Contest, não os países mas sim os broadcasters tomam as decisões. Por exemplo, no UK é a BBC, na Alemanha é a NDR, na Italia RAI, etc.

   Cada Broadcaster participante tem o direito de escolher seu inscrito da forma que achar melhor. Isso significa que alguns casos, as inscrições são escolhidas internamente, em outras artistas ou musicas são escolhidos pelo broadcaster enquanto o publico do país  decide o eventual representante.
   Na maioria dos casos, ambos musica e performers são escolhidos por um programa chamado National Selection (que acontece tradicionalmente no mês de março e é organizada pelos Broadcasters de cada país). Nele, a decisão é feita pelos telespectadores  e/ou um juri. Apenas alguns broadcasters aceitam autores de outros países.

Quais são as Etapas do Programa?

   O programa tem três etapas: A Semi Final 1, com 16 participantes e apenas 10 são selecionados para a final. (Aconteceu 19 de maio); A Semi Final 2, com 17 participantes, com 10 selecionados para a final (Aconteceu na quinta feira, dia 21 de maio);
   E a Final, que já tem 7 finalistas selecionados previamente, os chamados Big Five  (Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Itália), a  Áustria (país sede de 2014) e Austrália (convidada), os 10 escolhidos da Semi 1 + 10 da semi 2  (Aconteceu no sábado, 23 de maio).
Uma curiosidade: Não tem nenhum comercial durante a transmissão!

Sistema de votação:

   O programa tem um sistema de votação muito específico, diferente da maioria dos reality shows de música que estamos acostumados: é dividido em dois tipos de votação:  50% pelo Público dos países membros da EBU através de telefone, SMS, App oficial e 50% feito por profissionais da indústria musical. É importante frisar que o público dos países não podem votar no seu próprio candidato!
   O centro de controle de votação de cada país contabiliza os votos, e o mais votado recebe 12 pontos, o segundo mais votado 10 e o terceiro 8. Daí em diante, os outros participantes recebem 7, 6, 5até chegar a 1 ponto. Depois da final, no site é disponibilizado os votos individuais de cada juri. Os apresentadores/personalidades dos canais de TV de cada país anunciam ao vivo, através de um link, os pontos dados para cada competidor.

  Obs: Os profissionais utilizam como critérios para os pontos: capacidade vocal, performance no palco, composição e originalidade da música e impressões gerais do artista.

Premiação

   Troféu entregue no palco na final e o país do vencedor ganha o direito de sediar o programa no proximo ano. Além de publicidade/popularidade para o ganhador.


Curiosidades:

- Grandes cantores e bandas como ABBA (Suécia), Celine Dion (Suíça), Olivia Newton-John (UK) ganharam notoriedade graças ao programa.

- Envolvem algumas questões politicas; O Reino Unido nunca ganha e acha que ninguém vota neles porque ninguém gosta deles. Alemanha também. Sempre acontecem algumas vaias para a Rússia, independente da qualidade de quem tá cantando.


- O Reino Unido, Alemanha, França e Espanha se classificam automaticamente desde 2000 e são conhecidos como  Big Four.Itália foi adicionado a essa lista em 2010, agora chamada de Big Five.A decisão causou controvérsias. No programa quando eles falam dos pré selecionados a justificativa que é dada é “Why? Because it's Eurovision".

-    Geralmente os países votam nos países vizinhos e sempre tem dramaquando o país dá 12 pontos para o país vizinho mas ele não dá de volta.



Apresentações:


O Grupo sueco ABBA, vencedor da competição em 1974

http://youtu.be/3FsVeMz1F5c

Lordi, grupo Finlandês vencedor de 2006

http://youtu.be/gAh9NRGNhUU

Conchita Wurst, vencedora de 2014

http://youtu.be/QRUIava4WRM

Måns Zilmerlöw cantor Sueco, vencedor de 2015

http://youtu.be/3avE4Zsp14g





Comentários

Postar um comentário