Seminário de Formato: Interprogramas de Animação

Universidade Federal Fluminense
Instituto de Artes e Comunicação Social
Cinema e Audiovisual
Professor: Felipe Muanis
Alunos: Beatriz Lima, Isabela Aquino e José Lucas Ursulino


Interprogramas de Animação

Os interprogramas são conteúdos veiculados no espaço que intermedeia a programação fixa de um canal. Possuem, portanto, tempo de duração que pode variar de poucos segundos até quinze minutos. Surgem na maioria das vezes como propagandas de empresas patrocinadoras ou, como também é comum, na forma de anúncios referentes às demais atrações daquela mesma emissora. Em casos mais específicos, trazem narrativas ou informações que não necessitam de qualquer ligação externa, podendo ser compreendidos como um todo dentro de si mesmos.

Aproveitando-se da dinâmica específica desse tipo de programa, é comum que ele surja no modelo conhecido por branded content. Através dele, uma indústria gera um conteúdo onde seu produto é peça chave e, ao mesmo tempo, promove um tipo de entretenimento inexistente em peças publicitárias meramente informativas. Exemplo disso pode ser visto nas produções da marca Red Bull, desde suas competições esportivas até seus pequenos interprogramas de animação.

Ainda como interprogramas de animação, seguindo um modelo que também visa mesclar o lazer do espectador com a divulgação de uma identidade empresarial, surgem as vinhetas do Cartoon Network. Nelas, inúmeros personagens dos mais diferentes shows pertencentes ao canal aparecem em uma mesma história, integrando uma curta narrativa que não necessariamente diz respeito ao que ocorrerá nos desenhos originais afixados na grade da emissora.

Ademais, outros interprogramas de animação de destaque, desta vez completamente desprovidos de caráter publicitário, são os desenhos “Shaun, the Sheep” (veiculado na TV Cultura) e “Urso Bernard” (transmitido pelo Futura). O primeiro apresenta uma média de oito minutos enquanto o segundo dura cerca da metade. Um caso brasileiro de sucesso são os seriados que integram o universo do “Mundo Bita”. Produzidos em Pernambuco, tratam-se de pequenos clipes musicais que hoje circulam no Discovery Kids.

Algumas emissoras brasileiras, aliás, já demonstraram interesse em financiar a produção de interprogramas de animação para suas grades. Em 2010, a TV Educativa da Bahia promoveu um edital que visava a participação do Estado no financiamento de pequenos seriados do gênero. Dentre os selecionados estavam “A Bruxinha Lili”, “Ninguém - O Herói do Povo” e “Tadinha”. Dois anos depois, a TV Cultura do Pará, afiliada da TV Brasil, realizou o CulturAnimação, que resultou em uma série de episódios desligados entre si, como “Tu Conheces?” ou “Cai Dentro, Boitatá!”.


Links:

Comentários