Seminário de Formato: Teste de Fidelidade

Universidade Federal Fluminense
Instituto de Artes e Comunicação Social
Cinema e Audiovisual
Professor: Felipe Muanis
Alunos: Rafael Mendes, Caíque Valario e Mauro Monteiro


O programa ‘Teste de Fidelidade’, exibido aos domingos na RedeTV, apresentado por João Kleber se utiliza de diversos artifícios implantados em programas jornalísticos e documentários expositivos e mistura-os com dramas íntimos ficcionais. 
O programa tem como objetivo registrar um teste de fidelidade feito para um namorado à pedido de uma namorada, tal teste é realizado por uma atriz que tem como meta seduzir o homem, tudo é filmado. Registrado o ato de infidelidade, o programa corta para o palco, onde está João Kleber com a namorada traída da vez, tudo o que é documentado é mostrado para ela. As imagens continuam sendo exibidas enquanto a namorada tece seus comentários sobre as imagens em questão. Terminada a exibição, o namorado geralmente é chamado ao palco para confrontar-se com a mulher, neste momento ocorre o ápice do programa. Muitas vezes esse ápice também se dá em intervenções ao vivo no cenário da traição. 
Apesar da ilusão de realidade que o programa quer passar, sabemos que tudo o que está acontecendo é “armado”, ou seja, roteirizado e ensaiado previamente. Temos então um drama ficcional realizado por atores-sociais que num primeiro plano se passa por um ‘registro da realidade’, em segundo plano se torna uma espécie de documentário-expositivo até que em um terceiro plano desemboca em um mantra de realidade evocado por ser um programa de palco apresentado por João Kleber, que confere um tom de realidade para a ficção pseudo-realista.

Comentários