Ignorado pela TV aberta, público infantil ganha dois canais pagos de uma vez


Postado originalmente em: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/mercado/ignorado-pela-tv-aberta-publico-infantil-ganha-dois-canais-pagos-de-uma-vez--17084

Cada vez mais esquecido pelas emissoras abertas, o público infantil ganhará duas novas opções de programação na TV paga: serão lançados oficialmente os canais Gloobinho e Nat Geo Kids. A programação de ambos os canais também estará disponível online, em serviços de video on demand (a do segundo já estreou no Now).
  O Nat Geo Kids e o Gloobinho se juntam a canais como Gloob, Discovery Kids, Zoomoo, Cartoon Network, Disney Channel, Nickelodeon, Boomerang e TV Rá Tim Bum, voltados ao público infantil.
  Na TV aberta, as opções são bem mais modestas: apenas SBT e Cultura dedicam parte de sua programação para as crianças; a Record, aos sábados, também apresenta uma sessão para a faixa etária, na qual exibe Pica-Pau, um desenho que não é tão infantil assim.
  A Globo abandonou a programação infantil diária em 2012, quando trocou a TV Globinho pelo Encontro com Fátima Bernardes. Três anos depois, a atração saiu do ar também aos sábados, cedendo espaço para o É de Casa. Desde 2015, as crianças têm vez no Grupo Globo apenas no canal pago Gloob, lançado em 2012 _e, agora, com o Gloobinho.
  Como o nome indica, o novo canal é uma versão do Gloob para crianças ainda menores: enquanto o "irmão mais velho" tem como público-alvo os pequenos de 6 a 9 anos, o novato foca os baixinhos de 2 a 5. A programação pretende apresentar aos espectadores conceitos como amizade, afeto e respeito às diferenças.
  Ao contrário do que ocorre com o Gloob, que coloca crianças da faixa etária desejada como protagonistas de sua grade (em séries como Detetives do Prédio Azul e Valentins), o Gloobinho fará programas em que adultos se vestem como personagens infantis.
  "É inviável trabalhar com atores de 2 a 5 anos", explica Paula Taborda dos Guaranys, gerente de conteúdo e programação dos dois canais. "Mas esse público é mais aberto ao lúdico, compra melhor a ideia de que aquele adulto age como criança."
Novo canal infantil do Grupo Globo.

  Na estreia, a grade contará com programas como a animação Trulli Tales (coprodução do Gloob com produtoras europeias), A Ratinha e o Urso (inspirado no longa Ernest & Celentine, indicado ao Oscar em 2014) e a coreana Woorooroo. Para os adultos nostálgicos, o Gloobinho também exibirá Hotel Furchester, um spin-off de Vila Sésamo que conta com participações frequentes de Elmo, da série original.
 Já o Nat Geo Kids chega ao Brasil em busca de um público intermediário entre o Gloobinho e o Gloob, dos 4 a 7 anos. Longe do segmento infantil desde 2004, quando o canal Fox Kids se transformou em Jetix, da Disney, a Fox volta a investir nesse público com um canal em que a diversão e o conhecimento andam juntos.
  "Temos o respaldo de uma das marcas de maior prestígio do planeta, a National Geographic, com um legado de mais de 129 anos e que reúne os melhores cientistas, exploradores, fotógrafos e cineastas para criar histórias que buscam gerar uma mudança no mundo. O Nat Geo Kids não é feito somente para os pais ou crianças, mas sim para uma geração que nasceu com o poder para mudar o mundo", diz Michel Piestun, vice-presidente sênior e gerente-geral da Fox Networks Group.
  A grade do Nat Geo Kids terá animações como As Aventuras de Blinky Bill, O Laboratório Secreto de Thomas Edison e Ready Jet Go!, além da série Patrulha Salvadora, exibida originalmente pelo SBT entre 2014 e 2015.
  Os dois novos canais também estarão disponíveis em aplicativos e serviços de video on demand. "As crianças de hoje não estão mais na TV linear, então a gente tenta oferecer nosso produto em todos os meios: VoD, internet, TV", justifica Paula, do Gloobinho.
  "Temos a mania de chamar de canal, mas é um destino multiplataforma! O canal é aplicativo, site, redes sociais, porque é assim que as crianças de hoje interagem; não querem só ficar sentadas", completa Piustin, do Nat Geo Kids.

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