Referente ao Primeiro Semestre de 2011
GCV00112 - Televisão e Vídeo, Prof. Felipe Muanis.
Terças-Feiras, 14 às 18h, IACS, Sala C304.
Público Alvo - Cinema e Audiovisual, Comunicação Social.
Pré-Requisito - Preferencialmente, mas não obrigatório, os alunos devem ter feito o maior número de disciplinas práticas de Cinema e Audiovisual, como Fotografia, Som, Edição, Produção e Direção.
O curso é dividido em três módulos:
Aspectos históricos e atuais, legislação e modelo de negócios: A invenção da TV (transmissão, imagem e som), História da TV e vídeo no Brasil e no mundo. Televisão analógica e televisão digital), História da TV e vídeo no Brasil e no mundo. Televisão analógica e televisão digital, os diferentes padrões de TV digital. Produção, recepção e transmissão da televisão analógica e digital, TVs privadas, públicas e estatais. Broadcast e narrowcast: TV generalista e TV segmentada. Vídeo sob demanda. TVs universitárias e comunitárias. Novos modelos de negócios na televisão: portabilidade, empresas de telefonia e internet. Legislação.
Formatos e Programas: Análise de programas e distintos produtos televisivos. O conceito de grade e fluxo, a partir de Raymond Williams. Televisão e Jornalismo - interferência de novas mídias nos telejornais. Shows e eventos esportivos, reality shows. Teledramaturgia: telenovelas, séries, minisséries, especiais e unitários. Diálogos entre cinema e televisão.
Aspectos teóricos da televisão: As principais teorias de televisão que definem a singularidade da imagem televisiva. Paleo e neo-televisão e televisualidade. A composição da imagem televisiva e seus componentes intrínsecos: texto, som e tempo. A virada imagética, a metaimagem e os intervalos: comerciais e vinhetas.
Objetivos - O objetivo da disciplina é introduzir o aluno nas questões históricas, teóricas e estéticas da televisão, sem deixar de apresentar um panorama atual da técnica e do modelo de negócios da televisão,q ue está em processo de mudança. A proposta é que o aluno perca supostos preconceitos e veja o meio televisivo como um ambiente fundamental de trabalho,e um espaço que precisa se reciclar com novos conteúdos.
Bibliografia Básica
BUCCI, Eugênio (org.) A TV aos 50. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2000.
DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo, Cosac-Naify, 2004.
CASSETI, Francesco; ODIN, Roger. De la paléo-à la néo-télèvision. In: Communications: Télèvision Mutations. nº 51, 1990, pp.9-26.
CHION, Michel. Audio-Vision: Sound on Screen. New York, Columbia, 1994.
CLARK, Walter; LIMA, Fernando Barbosa. Um Pouco de História e Reflexão sobre a Televisão Brasileira. In: MACEDO, Cláudia; FALCÃO, ângela; ALMEIDA, Cândido José Mendes. TV ao Vivo: Depoimentos. Rio de Janeiro, Brasiliense, 1988.
ELLIS, John. Visible Fictions - Cinema: Television: Video. London, Routledge, 2003.
FECHINE, Yvana & SQUIRRA, Sebastião (orgs.) Televisão Digital: Desafios para Comunicação. Porto Alegre, Sulinas, 2009.
FISKE, John. Televison Culture. New York, Routledge, 2006.
HOINEFF, Nélson. A Nova Televisão. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1996.
LEAL FILHO, Laurindo Leal. A Televisão Pública Brasileira - Um Vazio Histórico. In: XVI Encontro Compós. Curitiba, Junho de 2007.
MACHADO, Arlindo. A Televisão Levada a Sério. São Paulo, Editora Senac, 2000.
MACHADO, Arlindo. Pré-Cinemas e Pós-Cinemas. Campinas, Papirus, 1997.
MOTA, Regina. A Épica Eletrônica de Glauber. Belo Horizonte, UFMG, 2001.
MISSIKA, Jean-Louis. La Fin de la Television. Paris, Seuil, 2006.
MITCHELL, W.J. Thomas. Picture Theory: Essays on Verbal and Visual Representation. Chicago, Chicago Press, 1994.
O'DAY, Marc. Postmodernism and Television. In SIM, Stuart (ed.). The Routledge Companion to Postmodernism. Padstow, Routledge, 2001.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de Televisão. São Paulo, Moderna, 1998.
SAMPAIO, Mario Ferraz. História do Rádio e da Televisão no Brasil e no Mundo. Rio de Janeiro, Editora Achiame, 1984.
SANTORO, Luis Fernando. A Imagem nas Mãos: O Vídeo Popular no Brasil. São Paulo, Summus, 1989.
VAN TILBURG, João Luís. A Televisão e o Mundo do Trabalho. São Paulo, Paulinas, 1990.
WILLIAMS, Raymond. Television: Tecnology and Cultural Form. London, Westeyan, 1992.
WOLTON, Dominique. Elogio do Grande Público. São Paulo, Ática, 1996.
Avaliação - Os alunos serão avaliados por um seminário no decorrer do curso e um trabalho prático ou teórico ao final, de livre escolha.
Seminários ocupam um dia de aula. Dois ou três alunos apresentam para a turma um texto ou um tema a ser escolhido em conjunto com o professor. Cada grupo tem dez minutos de montagem de equipamento, quarenta minutos para apresentar o trabalho mais dez minutos de discussão com os colegas e o professor.
Para a segunda nota, são duas opções:
1. Trabalho escrito, individual, em torno de dez páginas. Tema a ser escolhido pelo aluno, de acordo com seu interesse maior, associando aos temas de aula.
2. Trabalho prático no qual os alunos podem se associar em grupos de até três e produzir um exercício de programa, piloto ou novo formato. O trabalho em vídeo deve acompanhar um memorial em torno de cinco páginas, associando o conceito do vídeo às questões desenvolvidas em sala de aula.
Calendário da Disciplina
05 de Abril de 2011 Palestra: Dra. Claudia Bentiem, Universidade de Hamburgo
12 de Abril de 2011 Primeira Orientação do Trabalho Prático (Pré-Produção)
19 de Abril de 2011 Seminários I
03 de Maio de 2011 Palestra: Ben-Hur Corrêa, SporTV
17 de Maio de 2011 Segunda Orientação do Trabalho Prático (Produção)
24 de Maio de 2011 Seminários II
14 de Junho de 2011 Aula do Monitor: Teledramaturgia
21 de Junho de 2011 Seminários III (Finais)
28 de Junho de 2011 Entrega e exibição dos Trabalhos Práticos; Entrega do Trabalho Final Escrito
GCV00112 - Televisão e Vídeo, Prof. Felipe Muanis.
Terças-Feiras, 14 às 18h, IACS, Sala C304.
Público Alvo - Cinema e Audiovisual, Comunicação Social.
Pré-Requisito - Preferencialmente, mas não obrigatório, os alunos devem ter feito o maior número de disciplinas práticas de Cinema e Audiovisual, como Fotografia, Som, Edição, Produção e Direção.
O curso é dividido em três módulos:
Aspectos históricos e atuais, legislação e modelo de negócios: A invenção da TV (transmissão, imagem e som), História da TV e vídeo no Brasil e no mundo. Televisão analógica e televisão digital), História da TV e vídeo no Brasil e no mundo. Televisão analógica e televisão digital, os diferentes padrões de TV digital. Produção, recepção e transmissão da televisão analógica e digital, TVs privadas, públicas e estatais. Broadcast e narrowcast: TV generalista e TV segmentada. Vídeo sob demanda. TVs universitárias e comunitárias. Novos modelos de negócios na televisão: portabilidade, empresas de telefonia e internet. Legislação.
Formatos e Programas: Análise de programas e distintos produtos televisivos. O conceito de grade e fluxo, a partir de Raymond Williams. Televisão e Jornalismo - interferência de novas mídias nos telejornais. Shows e eventos esportivos, reality shows. Teledramaturgia: telenovelas, séries, minisséries, especiais e unitários. Diálogos entre cinema e televisão.
Aspectos teóricos da televisão: As principais teorias de televisão que definem a singularidade da imagem televisiva. Paleo e neo-televisão e televisualidade. A composição da imagem televisiva e seus componentes intrínsecos: texto, som e tempo. A virada imagética, a metaimagem e os intervalos: comerciais e vinhetas.
Objetivos - O objetivo da disciplina é introduzir o aluno nas questões históricas, teóricas e estéticas da televisão, sem deixar de apresentar um panorama atual da técnica e do modelo de negócios da televisão,q ue está em processo de mudança. A proposta é que o aluno perca supostos preconceitos e veja o meio televisivo como um ambiente fundamental de trabalho,e um espaço que precisa se reciclar com novos conteúdos.
Bibliografia Básica
BUCCI, Eugênio (org.) A TV aos 50. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2000.
DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo, Cosac-Naify, 2004.
CASSETI, Francesco; ODIN, Roger. De la paléo-à la néo-télèvision. In: Communications: Télèvision Mutations. nº 51, 1990, pp.9-26.
CHION, Michel. Audio-Vision: Sound on Screen. New York, Columbia, 1994.
CLARK, Walter; LIMA, Fernando Barbosa. Um Pouco de História e Reflexão sobre a Televisão Brasileira. In: MACEDO, Cláudia; FALCÃO, ângela; ALMEIDA, Cândido José Mendes. TV ao Vivo: Depoimentos. Rio de Janeiro, Brasiliense, 1988.
ELLIS, John. Visible Fictions - Cinema: Television: Video. London, Routledge, 2003.
FECHINE, Yvana & SQUIRRA, Sebastião (orgs.) Televisão Digital: Desafios para Comunicação. Porto Alegre, Sulinas, 2009.
FISKE, John. Televison Culture. New York, Routledge, 2006.
HOINEFF, Nélson. A Nova Televisão. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1996.
LEAL FILHO, Laurindo Leal. A Televisão Pública Brasileira - Um Vazio Histórico. In: XVI Encontro Compós. Curitiba, Junho de 2007.
MACHADO, Arlindo. A Televisão Levada a Sério. São Paulo, Editora Senac, 2000.
MACHADO, Arlindo. Pré-Cinemas e Pós-Cinemas. Campinas, Papirus, 1997.
MOTA, Regina. A Épica Eletrônica de Glauber. Belo Horizonte, UFMG, 2001.
MISSIKA, Jean-Louis. La Fin de la Television. Paris, Seuil, 2006.
MITCHELL, W.J. Thomas. Picture Theory: Essays on Verbal and Visual Representation. Chicago, Chicago Press, 1994.
O'DAY, Marc. Postmodernism and Television. In SIM, Stuart (ed.). The Routledge Companion to Postmodernism. Padstow, Routledge, 2001.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de Televisão. São Paulo, Moderna, 1998.
SAMPAIO, Mario Ferraz. História do Rádio e da Televisão no Brasil e no Mundo. Rio de Janeiro, Editora Achiame, 1984.
SANTORO, Luis Fernando. A Imagem nas Mãos: O Vídeo Popular no Brasil. São Paulo, Summus, 1989.
VAN TILBURG, João Luís. A Televisão e o Mundo do Trabalho. São Paulo, Paulinas, 1990.
WILLIAMS, Raymond. Television: Tecnology and Cultural Form. London, Westeyan, 1992.
WOLTON, Dominique. Elogio do Grande Público. São Paulo, Ática, 1996.
Avaliação - Os alunos serão avaliados por um seminário no decorrer do curso e um trabalho prático ou teórico ao final, de livre escolha.
Seminários ocupam um dia de aula. Dois ou três alunos apresentam para a turma um texto ou um tema a ser escolhido em conjunto com o professor. Cada grupo tem dez minutos de montagem de equipamento, quarenta minutos para apresentar o trabalho mais dez minutos de discussão com os colegas e o professor.
Para a segunda nota, são duas opções:
1. Trabalho escrito, individual, em torno de dez páginas. Tema a ser escolhido pelo aluno, de acordo com seu interesse maior, associando aos temas de aula.
2. Trabalho prático no qual os alunos podem se associar em grupos de até três e produzir um exercício de programa, piloto ou novo formato. O trabalho em vídeo deve acompanhar um memorial em torno de cinco páginas, associando o conceito do vídeo às questões desenvolvidas em sala de aula.
Calendário da Disciplina
05 de Abril de 2011 Palestra: Dra. Claudia Bentiem, Universidade de Hamburgo
12 de Abril de 2011 Primeira Orientação do Trabalho Prático (Pré-Produção)
19 de Abril de 2011 Seminários I
03 de Maio de 2011 Palestra: Ben-Hur Corrêa, SporTV
17 de Maio de 2011 Segunda Orientação do Trabalho Prático (Produção)
24 de Maio de 2011 Seminários II
14 de Junho de 2011 Aula do Monitor: Teledramaturgia
21 de Junho de 2011 Seminários III (Finais)
28 de Junho de 2011 Entrega e exibição dos Trabalhos Práticos; Entrega do Trabalho Final Escrito