A importância da MTV na TV brasileira desde a estreia, em 90



Publicado originalmente no site: http://kogut.oglobo.globo.com

Quarta-feira, 19 de junho de 2013, 09h00

Patrícia Kogut



Tudo é incerteza quanto ao futuro da MTV. Ela tanto poderá se tornar um canal da Viacom, como seguir, menor, reestruturada dentro da Abril. Ou ainda um terceiro caminho. Anteontem, mais de 20 pessoas foram dispensadas. Desde que a reestruturação começou, cerca de cem perderam o emprego. Ainda assim, o clima lá é de “tristeza coletiva, mais do que individual”, conta uma fonte. O que vai acontecer com todo o trabalho realizado?, perguntam VJs e ex-VJs. Zeca Camargo escreveu a respeito em seu blog no G1. Astrid Fontenelle comenta no Twitter. Todos se preocupam. “A maré está alta aqui”, metaforiza a mesma fonte, como se uma onda ruim estivesse quebrando naquela praia. Aliás, falando em praia e voltando ao que disse Zeca, qualquer que seja o desfecho do impasse atual, a MTV tem uma ficha corrida de bons serviços prestados que permite afirmar: ela não terá morrido na praia.

Verdade que o canal já não faz o barulho da época de sua estreia, nos anos 1990. Mas a televisão inteira mudou. Naquelas priscas eras, o canal UHF era a única alternativa às emissoras abertas, já que a TV paga ainda estava se instalando aqui. A MTV não era apenas uma força musical: apresentou comportamentos, um padrão estético, representou um sinalizador de novidades. Foi lá que conhecemos profissionais da melhor qualidade até hoje aí. Além dos já citados, Cazé, João Gordo, Thunderbird, Fernanda Lima, Penélope Nova, Marcos Mion, Marina Person, Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Tatá Werneck, e muitos outros. Nem o tom de eterna adolescência fora de hora diminuiu a potência de esforços positivos, como a (excelente) “A menina sem qualidades”, a programação voltada para games e uma plataforma de internet muito bem montada.

Em meio à insegurança, algumas certezas pautam o trabalho de quem ficou. Não serão feitos programas ao vivo, por falta de condições técnicas. Mas segue o planejamento para o próximo semestre: o pacote sobre a Copa, o “Furo”, o “Top 10”. A série “Overdose”, fruto de um edital da RioFilme, está pronta e vai ser exibida.

Tudo isso para dizer que a MTV é uma presença importante no cenário da TV brasileira. Essa presença está no patrimônio que foi produzido. E naquilo que, vemos, ela ainda consegue fabricar.

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